Parafusos na Manutenção Entressafra
15/01/2020 13:01
Veja a importância da reposição de parafusos e outros fixadores nos períodos de manutenção durante entressafras
As usinas de cana-de-açúcar já se acostumaram a aproveitar o período entressafra para realizar a manutenção de seus maquinários. São durante os primeiros meses do ano que ocorrem as avaliações de todo o maquinário e estrutura da usina, antes que se inicie o próximo período de trabalho, em meados de Março e Abril.
Pesquisas mostram que a manutenção de máquinas e equipamentos podem gerar uma economia de até 80% em comparação à compra de novos equipamentos. Nesse universo, a checagem, troca ou reposição de parafusos, porcas, arruelas se torna extremamente importante.
Desgaste em parafusos e máquinas em Usinas de Açúcar
Para as usinas de açúcar, os fatores que mais impactam em danos e desgastes em seus maquinários são a corrosão, abrasão e cavitação, causados pela água contaminada com pedra, areia, cinza, por água salina e mesmo pelo caldo da cana.
Esses processos de deterioração também impactam os fixadores. O pior disso tudo é que muitas vezes os profissionais responsáveis pela vistoria da manutenção deixam de prestar atenção nos fixadores. Parafusos comprometidos pela corrosão, podem comprometer toda a superfície e, por consequência, a máquina onde estão inseridos.
Para saber mais sobre a corrosão clique aqui.
Armazenamento de máquinas na entressafra
A limpeza faz grande diferença no armazenamento e manutenção dos equipamentos nos períodos de entressafra. O ambiente de armazenamento pode contribuir tanto para a preservação quanto para a deterioração da vida útil dos equipamentos.
Por isso, é sempre interessante:
- Lavar os equipamentos com uma lavadora de alta pressão, certificando-se de não deixar resíduos ou lixo na área;
- Refazer a pintura ou aplicar cera (dependendo do material) em áreas arranhadas, para evitar a corrosão;
- Deixar os equipamentos armazenados em um galpão, cobertos com lona (se possível).
E os parafusos?
No caso de fixadores, é interessante verificar todos aqueles que ficam expostos no maquinário. Parafusos, porcas e arruelas emperrados ou corroídos devem ser removidos e substituídos por novos.
Para os fixadores inseridos em motores e peças internas, é interessante verificar sua duplicação e seu torque (principalmente aqueles que sofrem trepidações constantes).