O que é fragilização por hidrogênio?
01/12/2016 12:55
Como ocorre a fragilização por hidrogênio?
O hidrogênio é um elemento químico que, de forma natural, tem a capacidade de fragilizar o aço. Essa fragilização ocorre através da diminuição da elasticidade e resistência à tração do material. Quando o aço contém hidrogênio em elevados teores, desenvolve trincas – denominadas de “flocos” – resultando no rompimento total do material.
Fragilização em Fixadores
Quando fixadores passam por processos eletrolíticos ou mesmo tratamentos superficiais, ocorre uma absorção natural de hidrogênio por parte do material (é mais comum elementos com dureza acima de 30 HRC, produzidos em aço carbono ou aço liga).
Esta absorção, quando de forma elevada, afeta a resistência do elemento de fixação, podendo causar sua quebra, ruptura. Não é possível eliminar o fenômeno, porém é possível minimizar suas chances de prejudicar o material.
Processo de Desidrogenação
Para neutralizar o efeito da fragilização por hidrogênio é necessário que, após o processo eletrolítico, todos os elementos sejam introduzidos em um forno com temperatura superior a +200ºC. Durante este “cozimento” o hidrogênio é removido da camada protetora. Tal processo pode ser conhecido como desidrogenação.
É importante ressaltar que, para que este processo seja efetivo, deve ser realizado até uma hora após o revestimento eletrolítico e antes da cromagem ou aplicações de outros revestimentos.
O fornecedor certo
Na hora de escolher seu fornecedor de fixadores e acessórios, escolha uma empresa certificada e que realize tratamentos de revestimento adequados, seguindo às normas de qualidade estabelecidas.
A CRV Industrial garante a qualidade de todos os seus materiais, bem como seus devidos tratamentos de revestimento.