Você sabe o que é norma DIN?
05/02/2018 15:05
Conheça um pouco mais sobre a Norma DIN, uma das mais utilizadas em todo o mundo.
DIN é a sigla de Deutsches Institut für Normung e.V. (em português: Instituto Alemão para Normatização), organização nacional alemã, que representa a Organização Internacional para Padronização (ISO) no país.
Sem fins lucrativos, a organização fornece serviços de padronização há mais de 100 anos. Mais de 32.000 profissionais da indústria, pesquisa, governo, participaram no desenvolvimento de normas e sua disseminação, com o intuito de promover inovação, qualidade e segurança, ajudando a sociedade e os mercados.
A norma DIN está muito presente no universo dos elementos de fixação, seja em parafusos, porcas, arruelas e outros materiais. Muitas indústrias seguem seus critérios para assegurar a qualidade de seus materiais.
Benefícios da Padronização
O uso da norma DIN, bem como de outras normas internacionais, assegura um padrão de qualidade na fabricação de produtos e equipamentos, refletindo diretamente na segurança do consumidor final.
São muitos os exemplos de produtos fabricados sob a norma DIN: automóveis, máquinas pesadas, brinquedos, capacetes, cafeteiras, e muitos outros.
Graças à norma DIN e outras normas internacionais, hoje vemos uma quantidade muito inferior de recalls de automóveis, problemas com produtos alimentícios, acidentes domésticos, etc.
Norma DIN e os Parafusos
A norma DIN está presente na fabricação de parafusos, porcas, arruelas, barras roscadas e muitos outros tipos de fixadores. Em alguns casos, ela é a única norma de referência para a fabricação.
Confira alguns fixadores que são fabricados de acordo com a norma DIN:
-
DIN 580: Parafuso Olhal
-
DIN 982: Porca Travante Alta Com Nylon
-
DIN 931: Parafuso Sextavado Rosca Parcial
-
DIN 933: Parafuso Sextavado Rosca Inteira
-
DIN 963: Parafuso Máquina Chata Fenda Simples
-
DIN 7983: Parafuso Auto Atarraxante Oval Fenda Phillips
-
DIN 913: Parafuso Allen Sem Cabeça Ponta Plana
-
DIN 127 B: Arruela de Pressão Média
Segurança em primeiro lugar
Não importa se a norma é DIN, ISO, ABNT, etc. O que realmente importa é o uso adequado pela indústria em produtos e processos. Deixar de fabricar sob as normas indicadas coloca em risco o fabricante, seus funcionários e seus consumidores.