Entenda o que é Corrosão Galvânica
09/05/2018 08:15
Conheça a chamada corrosão galvânica, suas principais características, exemplos práticos e dicas de como evitá-la em seus projetos.
A corrosão galvânica, também conhecida como corrosão bimetálica, é um processo eletroquímico que ocorre quando metais distintos entram em contato elétrico através de um mesmo eletrólito. Basicamente, um metal começa a corroer o outro.
Quando isso acontece, o metal mais nobre (polarizado catodicamente) começa a sofrer menos corrosão do que o normal. Em contrapartida, o metal menos nobre (polarizado anodicamente) começa a sofrer corrosão de forma mais acelerada que o normal – principalmente na região de junção com o metal mais nobre.
Por que isso ocorre?
Diferentes tipos de metais e ligas metálicas possuem potenciais de eletrodo distintos e, quando dois ou mais metais entram em contato em um eletrólito, um metal age como ânodo e outro como cátodo.
O eletrólito atua com a migração de íons do metal ânodo para o cátodo. Desta forma, o metal ânodo começa a sofrer corrosão mais depressa, enquanto a corrosão do metal cátodo é inibida.
Para que a corrosão galvânica aconteça é necessário de um eletrólito (condutor elétrico líquido ou sólido) e um caminho de condução.
E os parafusos e outros fixadores?
Os parafusos, porcas, arruelas e outros fixadores são bem suscetíveis à corrosão galvânica, uma vez que são elementos com áreas menores em relação ao material em que são aplicados – podendo sofrer processos corrosivos agressivos.
É bem comum observarmos peças de aço inoxidável, com parafusos de aço carbono corroídos.
Exemplos de corrosão galvânica
Estátua da Liberdade
O famoso ícone norte americano, a Estátua da Liberdade, já sofreu com o processo de corrosão galvânica. Em meados dos anos 80, especialistas detectaram um processo de corrosão entre chapas de revestimento externo, feitas de cobre e a estrutura de suporte interior, feita de ferro forjado.
O trabalho de restauração da estátua necessitou a desmontagem integral e substituição do isolamento original por elementos de Teflon.
“Célula de Lasanha”
A chamada célula de lasanha é um processo de corrosão galvânica acidental que ocorre quando o alimento úmido e salgado é armazenado em um recipiente de aço (forma) e coberto por uma folha de alumínio.
Os pontos em que o alumínio toca a comida são corroídos, formando buracos, enquanto a comida fica com resíduos de corrosão.
Como evitar a corrosão galvânica
Listamos algumas possibilidades de evitar o processo de corrosão:
• Uso de metais com nobrezas próximas;
• Isolamento elétrico: sem contato elétrico, não há ocorre o par galvânico. Desta forma, utilize materiais não condutores entre os metais com potencial elétrico;
• Evitar o contato com eletrólito: impermeabilizar os metais contra a água, como tintas, verniz ou plástico;
• Galvanoplastia com outro metal pode contribuir para a proteção deste com outro metal mais nobre. A galvanização com zinco protege o aço do metal base.
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Corros%C3%A3o_galv%C3%A2nica
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3438430/mod_resource/content/1/Galvanica_HGM_2017.pdf
https://sites.google.com/site/scientiaestpotentiaplus/corrosao/corrosao-galvanica
http://www.minhajaneladepvc.com.br/uploads/Texto%20sobre%20Corros_o%20Galv_nica%20(Bimet_lica).pdf