Construção Civil: conheça os fixadores mais utilizados
11/09/2018 14:20
Conheça os tipos de fixadores mais empregados na construção civil e suas principais características.
A construção civil é um dos setores mais importantes para nossa economia, bem como um dos que mais consome fixadores como parafusos, porcas, arruelas, barras roscadas e outros.
Os fixadores são utilizados desde a etapa inicial até o acabamento. Também são utilizados nas ferramentas e máquinas utilizadas durante o processo todo.
Iremos listar alguns dos principais fixadores empregados na construção civil.
Fixadores mais utilizados na construção civil
Parafusos Auto Atarraxantes
Os parafusos auto atarraxantes são largamente utilizados devido à sua capacidade de perfurar e rosquear diretamente em chapas metálicas, sem a necessidade de uma rosca prévia.
Parafusos Máquina
Os parafusos máquina são utilizados em máquinas, estruturas e peças diversas. Possuem fenda simples ou phillips (em sua maioria) e por isso são de fácil aplicação, seja de forma manual ou com a utilização de parafusadeiras.
Parafusos Auto brocantes Drywall
Os parafusos auto brocantes é capaz de perfurar, atarraxar e vedar (opções com arruela) em uma única operação. Muito utilizado em coberturas, paredes drywall, divisórias, forros e também em madeiras com aço e alumínio.
Parafusos Telha
Os parafusos telha foram desenvolvidos exclusivamente para a fixação coberturas e telhas, furando, rosqueando e vedando em uma única operação.
Parafusos Sextavados Rosca Soberba
O parafuso sextavado rosca soberba é muito utilizado na junção de peças de madeira, sendo utilizado diretamente no material ou com buchas de nylon. Sua cabeça sextavada permite que um alto torque seja aplicado, garantindo uma fixação segura.
Parafusos Estruturais ASTM A325
Os parafusos estruturais ASTM A325 possui uma cabeça sextavada maior e uma rosca de comprimento menor, próprios para a sustentação de grandes cargas.
Porcas Sextavadas
As porcas sextavadas são utilizadas em conjunto com parafusos, barras roscadas, prisioneiros, etc, realizando o travamento e a junção de componentes diversos.
Arruelas Lisas
As arruelas lisas são versáteis, sendo utilizadas na construção civil como nivelamento e aumento da área de apoio para porcas e parafusos em superfícies irregulares.
Chumbadores Parabolt
Os chumbadores parabolt fazem parte da categoria de chumbadores mecânicos, pois têm sua expansão controlada por torque. São aplicados em concreto, se expandindo conforme o torque aplicado e se fixando com firmeza no buraco.
Rebites
Os rebites são empregados na fixação de materiais que, a princípio, não será desfeita. O processo de rebitagem é econômico e bastante eficiente. É comum encontrar rebites na união de chapas metálicas.
Barras Roscadas
As barras roscadas também são um dos fixadores mais presentes na construção civil. Isso se deve à sua versatilidade: são empregadas nas mais diversas aplicações, seja para sustentação de luminárias, suspensão de ventiladores, tubulações hidráulicas, eletrocalhas e outros.
Buchas de Nylon
As buchas de nylon são utilizadas em conjunto com parafusos para a fixação de objetos em paredes de alvenaria. Uma vez que o parafuso é rosqueado dentro da bucha, esta se expande e se fixa com firmeza na parede.
O universo da fixação e da construção civil é grande
Listamos alguns dos principais itens de fixação utilizados na construção civil. Porém, é importante ressaltar a magnitude deste setor (tanto quanto o de fixadores). Existem de diversos caminhos para se atingir determinado objetivo, por isso, é possível utilizar determinados parafusos no lugar de outros e conseguir resultados similares.
O importante acima de tudo é entender o ambiente em que se está construindo a estrutura e selecionar os fixadores e revestimentos mais indicados. Um dos exemplos mais comuns é a utilização de fixadores inoxidáveis em obras litorâneas. Outros revestimentos até podem ser utilizados, mas sofrerão os efeitos da corrosão com mais agressividade do que os de aço inoxidável.