![]() |
Fixadores para Estruturas Metálicas |
![]() |
Desde que as estruturas metálicas começaram a ser amplamente utilizadas nos mais diversos ramos da construção, a produtividade aumentou significativamente.
Pesquisas apontam que a utilização de estruturas metálicas, em comparação a outras estruturas, como alvenaria, podem reduzir o tempo de construção em até 40%.
Boa parte dessa agilidade se deve ao fato que, enquanto a fundação está sendo feita no canteiro de obras, as estruturas metálicas estão sendo fabricadas pelas indústrias. Quando chegam na obra, são enviadas diretamente para a montagem.
As estruturas metálicas podem estar presentes em praticamente todos os tipos de edificações. O que muda é que, para cada situação, utiliza-se determinado tipo em detrimento de outro.
A especificação do aço também é de crucial importância, uma vez que garante a resistência para suportar grandes cargas e, da mesma forma que fixadores, resistência contra a corrosão e desgastes.
Dentre os diversos tipos se destacam os perfis, laminados, steel frame, tubos com ou sem costura, painéis de vedação e muitos outros.
Dentre os diversos tipos de fixadores, existem alguns que são amplamente utilizados em estruturas metálicas: parafuso sextavado estrutural ASTM 325, parafuso auto brocante e parafuso auto atarraxante.
Diferente de outros parafusos sextavados, este possui uma cabeça maior, conhecida como “pesada” e sua rosca com comprimento menor. Este formato permite o deslocamento da rosca para fora dos planos de cisalhamento.
O parafuso sextavado estrutural ASTM A325 é capaz de resistir tensões de sentidos contrários, sem correr o risco de deformação.
O grande diferencial do parafuso auto brocante é sua capacidade de perfurar, atarraxar e vedar (opções com arruela) em uma única operação. Tais propriedades o fazem um fixador completo para diferentes aplicações.
O parafuso auto atarraxante possui uma rosca mais fina e cortante que o faz “agarrar” com mais força no furo. Dependendo do caso, não necessita de um furo prévio, já que com sua dureza maior, consegue resistir ao esforço de abrir a rosca.
É um parafuso que dispensa a criação de rosca no material, além de não necessitar de porca em sua finalização.
Todo projeto que envolve estruturas metálicas exige cálculos precisos, a fim de evitar super ou sub dimensionamentos.
Além disso é sempre importante considerar o ambiente em que a estrutura será instalada para selecionar o melhor tipo de material, evitando a corrosão.