• CONTENT

Você sabe o que é Galvanização?

06/11/2018 11:09
 voce-sabe-o-que-e-galvanizacao | Blog

Conheça o processo de galvanização, extremamente presente no universo de parafusos, porcas, arruelas e outros fixadores.

 

galvanização é um processo de revestimento de zinco ou ligas de zinco em materiais como aço e ferro, a fim de evitar o processo de corrosão.

 

O zinco é utilizado como um metal de sacrifício, ou seja, se a superfície do aço for danificada e ficar exposta, é o zinco que sofrerá corrosão no lugar do aço.

 

Principais métodos de galvanização

 

Dentre os métodos de galvanização, um dos mais utilizados é o de imersão a quente. Neste processo o metal é mergulhado no zinco fundido, ficando com um revestimento homogêneo e de espessura variável (conforme a velocidade do mergulho no zinco fundido, a temperatura e aplicação de nitrogênio no final do processo).

 

Outros métodos de galvanização são: desengorduramentofluxagemdacapagem ácida e arrefecimento. Para saber mais, confira esse artigo no Wikipedia.

 

Galvanização

Processo de galvanização

 

Há diferença entre galvanização e zincagem?

 

É comum utilizarem o termo “galvanização” para o processo de imersão a quente e “zincagem” para o processo de zincagem eletrolítica. Entretanto, a zincagem eletrolítica é também um processo de galvanização (eletrogalvanização).

 

Diferente da galvanização por imersão a quente, a zincagem eletrolítica utiliza da eletricidade para revestir o aço, fazendo com que o composto de zinco se una ao metal de forma permanente.

 

Fontes: Fonte 1 / Fonte 2 / Fonte 3

Galeria de fotos
Comentários icone comentários 0 Comentários
Deixe seu comentário!
Leia Mais Matérias
Parafuso: Onde surgiu? | Blog

Parafuso: Onde surgiu?

Existem algumas teorias a respeito do surgimento do parafuso e quem seria seu inventor. Uma delas indica que o grego Arquitas de Tarento o teria...

Ver Mais
SOLICITE SEU ORÇAMENTO