• CONTENT

Stud Bolt e o seu poder

06/08/2019 10:30
 stud-bolt-e-o-seu-poder | Blog

Conheça o Stud Bolt, um fixador extremamente robusto, empregado na construção civil.

 

O stud bolt é um conector de cisalhamento, do tipo pino com cabeça, bastante empregado na construção civil, em obras de grande porte como edifícios, pontes, viadutos, estruturas metálicas e mistas, vigas e lajes.

 

Seu principal objetivo é conectar e absorver a tensão de cisalhamento de semisseções de estruturas mistas (aço e concreto). As estruturas mais comuns em que os stud bolts são aplicados são vigas mistas, vigas metálicas e lajes de concreto armado.

 

 

O que é cisalhamento

 

Cisalhamento ou tensão  de cisalhamento é a tensão gerada por forças iguais ou opostas quando aplicadas em direções semelhantes - mas com intensidades diferentes.

 

Um ótimo exemplo de cisalhamento é a tensão gerada pelo corte da tesoura.

 

 

Instalação do Stud Bolt

 

O stud bolt é instalado através de soldagem por eletrofusão, utilizando-se uma pistola especial, controlada por um temporizador. Esse processo utiliza da tensão criada pela corrente elétrica para gerar calor e fundir os materiais.

 

Durante essa fusão, ambos os materiais são empurrados um contra o outro, se misturando em uma pressão de solda. O processo de soldagem por eletrofusão é rápido e prático. Além disso, garante uma fixação altamente confiável.

 

Na extremidade do stud bolt encontra-se uma esfera de fluxo sólido, feita para desoxidar e estabilizar o arco de solda. Em sua base é inserido um anel de cerâmica que delimita a área de soldagem.

 

_img_post_stud_bolt_aplicacao_01 _img_post_stud_bolt_aplicacao_02 _img_post_stud_bolt_aplicacao_03 _img_post_stud_bolt_aplicacao_04
O stud bolt é acoplado no anel cerâmico e na pistola, com seu pino (esfera) posicionado sobre a superfície. O gatilho é acionado e o stud bolt começa a abrir e recuar conforme o arco elétrico do processo de soldagem.

 Durante a soldagem o stud bolt é pressionado contra o metal (em ponto de fusão) confinado no anel cerâmico.

 Ao final da corrente elétrica o metal volta em sua forma sólida e o processo se dá por finalizado.

 

 

Veja abaixo o vídeo de uma aplicação real:

 

 

 

Principais aplicações

 

Muitas aplicações do stud bolt passam despercebidas devido à sua natureza unilateral. Entretanto, sua utilização é ampla no segmento de construção civil. O stud bolt pode ser encontrado em:

 

  • Construções navais
  • Aplicações militares
  • Automóveis
  • Equipamentos de distribuição de energia
  • Gerenciamento de cabos e fiações
  • Edifícios e pontes
  • Vigas e lajes mistas

 

_img_post_stud_bolt_aplicacao_05

 



Fontes:

Wikipedia 1 / Wikipedia 2
Image Industries
Peveduto
Artech Welders

Galeria de fotos
Comentários icone comentários 0 Comentários
Deixe seu comentário!
Leia Mais Matérias
Parafuso: Onde surgiu? | Blog

Parafuso: Onde surgiu?

Existem algumas teorias a respeito do surgimento do parafuso e quem seria seu inventor. Uma delas indica que o grego Arquitas de Tarento o teria...

Ver Mais
SOLICITE SEU ORÇAMENTO