• CONTENT

Revestimento de Zinco e suas vantagens

19/06/2018 10:57
 revestimento-de-zinco-e-suas-vantagens | Blog

Veja porque o revestimento de zinco é um dos mais utilizados para a proteção de fixadores como parafusos, porcas e arruelas.

 

Se você está buscando novas alternativas de revestimento para os fixadores que utiliza em sua indústria, então pare e considere o revestimento de zinco. Quando aplicado em superfícies ferrosas (que contém ferro) cria uma ótima barreira contra a corrosão.

 

Também fornece outros benefícios bem interessantes: além de sua eficácia, possui um custo relativamente baixo, sendo uma das melhores opções de proteção em superfícies em diversos tipos de processos de fabricação.

 

O que é Zinco?

 

Elemento natural de grande abundância na crosta terrestre, o Zinco (Zn) é um dos metais mais consumidos no planeta.

 

Foi descoberto e isolado oficialmente em 1746, pelo alemão Andreas Marggraf. Nesse mesmo período (século XIII) começaram as produções de zinco metálico.

 

O zinco em estado metálico é duro e quebradiço. Sua cor é branca azulada.

 

Revestimento de Zinco versus Corrosão

 

O zinco tem uma capacidade interessante: ele forma naturalmente subprodutos de corrosão, também conhecidos como pátina de zinco, que agem como uma barreira protetora, reduzindo consideravelmente a taxa de corrosão em metais ferrosos.

 

Tais subprodutos impedem a umidade, grande responsável pela aceleração do processo de corrosão. Dependendo das condições externas, o zinco pode sofrer corrosão até cem vezes mais devagar que outros metais.

 

Sacrifício necessário

 

O revestimento de zinco é eficaz contra a corrosão graças às propriedades corrosivas do próprio zinco. Uma verdade um tanto irônica. Devido ao processo de corrosão galvânica, o revestimento de zinco consegue “adiar” o processo corrosivo do metal que está protegendo.

 

Uma vez que o zinco é mais eletro quimicamente ativo que o ferro, quando entra em contato com o aço em uma solução eletrolítica (como o processo de zincagem), o zinco serve como ânodo para o aço.

 

Desta forma, o revestimento de zinco age como um revestimento de sacrifício para o aço. O aço não irá corroer na velocidade normal quando revestido com zinco, mesmo quando ranhuras expuserem o aço à umidade ou o ar.

 

Principais tipos de revestimento de zinco

 

Os diferentes tipos de revestimento de zinco podem ser identificados pelas cores resultantes de suas formulações. Os principais tipos são:

 

Zinco amarelo: muito utilizado por indústrias automotivas, oferece um nível médio de proteção contra a corrosão.

 

Zinco preto: podem ser encontrados como óxido preto puro ou na cor verde-oliva. Essa segunda oferece resistência um pouco melhor que a primeira.

 

Zinco Branco (Claro) ou Azul: um dos mais utilizados e conhecidos. Tende oferecer menos proteção contra a corrosão, porém é considerado o mais ecológico.

 

Zinco Ácido: este tipo de revestimento é utilizado em substratos difíceis de chapear. Em seu banho de revestimento, não é introduzido o cianeto. É considerado poluente em comparação aos outros tipos.

 

Teste de resistência

 

Um dos métodos mais utilizados para testar a resistência do revestimento de zinco é o da névoa salina (salt spray).

 

Este teste mede em termos de número de horas que o revestimento resiste à formação de ferrugem branca após a pulverização.

 

Principais Vantagens

 

Confira algumas das principais vantagens de utilizar o zinco como revestimento de parafusos, porcas, arruelas e outros fixadores:

 

• Baixo custo
• Acabamento brilhante
• Diferentes aparências de superfície
• Fácil aplicação
• Compatível com diferentes processos de galvanização

 

Desvantagem

 

O zinco não age bem em altas temperaturas. Sua capacidade de proteção diminui consideravelmente quando atinge temperaturas acima de 100º C (212º F).

 

Fonte: Sharretts Plating Company, Inc. - https://bit.ly/2I3PGAV

Galeria de fotos
Comentários icone comentários 0 Comentários
Deixe seu comentário!
Leia Mais Matérias
Parafuso: Onde surgiu? | Blog

Parafuso: Onde surgiu?

Existem algumas teorias a respeito do surgimento do parafuso e quem seria seu inventor. Uma delas indica que o grego Arquitas de Tarento o teria...

Ver Mais
SOLICITE SEU ORÇAMENTO