• CONTENT

Por que o Parafuso Madeira possui rosca parcial?

28/08/2018 13:27
 por-que-o-parafuso-madeira-possui-rosca-parcial | Blog

Entenda porque o parafuso madeira, ao invés de outros fixadores moveleiros, possui rosca parcial.

 

parafuso madeira é um dos fixadores mais utilizados pela indústria moveleira. Muito dessa utilização se deve à sua rosca parcial.

 

Veja dois bons motivos que explicam a rosca parcial do parafuso madeira.

 

União de peças

 

O primeiro motivo do parafuso madeira possuir rosca parcial é a união de peças de madeira. Parafusos com rosca inteira, quando inseridos na madeira, realizam a união das peças – porém, não permitem puxar uma peça junto da outra. Uma vez que a cabeça do parafuso de rosca inteira encosta no material, ele para de girar.

 

Por ter parte de sua haste lisa, o parafuso madeira permite atravessar a primeira peça de madeira e puxá-la para junto da segunda peça. Desta forma, é possível realizar mas aperto e unir bem os dois materiais. Também fica mais fácil remover o parafuso (se necessário).

 

Atrito

 

Parafusos de rosca inteira, quando aplicados na madeira, geram atrito. Tal atrito aquece o parafuso que, começa a se expandir e pode causar falhas no material. O superaquecimento pode quebrar ou afrouxar o parafuso.

 

A haste lisa do parafuso madeira ajuda na dispersão do calor. Uma vez que a rosca começa a esquentar, o calor se estende para a haste lista, que demora mais para aquecer e impede que o calor seja passado totalmente para a madeira.

 

Vai trabalhar com madeira?

 

A rosca parcial do parafuso madeira ajuda a comprimir duas peças de madeira e minimiza o aquecimento do parafuso.

 

Além de garantir uma união mais forte entre as peças de madeira, diminui as chances de danificar a rosca do parafuso e a peça de madeira durante a aplicação.

 

Fonte: https://bit.ly/2oiFBJb

Galeria de fotos
Comentários icone comentários 0 Comentários
Deixe seu comentário!
Leia Mais Matérias
Parafuso: Onde surgiu? | Blog

Parafuso: Onde surgiu?

Existem algumas teorias a respeito do surgimento do parafuso e quem seria seu inventor. Uma delas indica que o grego Arquitas de Tarento o teria...

Ver Mais
SOLICITE SEU ORÇAMENTO