• CONTENT

Parafuso Philips e sua fenda super popular

24/04/2018 10:36
 parafuso-philips-e-sua-fenda-super-popular | Blog

Buscamos algumas informações que corroboram com a popularidade do parafuso philips nas mais diversas aplicações ao redor do mundo. Confira aqui.

 

Primeiramente precisamos ressaltar que o termo “parafuso philips” é genérico. Existem vários tipos de parafusos que têm a fenda philips em suas cabeças. Isso se deve a grande popularidade da fenda Philips.

 

Patenteada no início do século passado, essa fenda ganhou presença no universo industrial.

 

A fenda Philips

 

A fenda phillips foi criada por John P. Thompson que, após tentativas frustradas de introdução no mercado, a vendeu ao empresário Herny F. Phillips.

 

Henry por sua vez, criou a empresa Phillips Screw Company, aprimorou o design, promoveu e após alguma insistência, conseguiu a adoção da sua fenda pelas indústrias e fabricantes. Em apenas cinco anos, cerca de 85% dos fabricantes de parafusos dos EUA tinham a licença para fabricar a fenda philips.

 

Uma das primeiras empresas a utilizar o parafuso philips, ou melhor dizendo, a fenda philips, foi a General Motors na linha de montagem do seu automóvel Cadillac.

 

Principais características

 

Diferente de outros modelos de fenda, alguns bem parecidos, a fenda philips possui um design que facilita o encaixe da chave para o parafusamento, evitando o deslize durante a instalação.

 

Esse design veio de encontro a várias dificuldades da época: dificuldade de centralizar a chave; saída muito fácil da chave (deslize); ranhuras e danos à fenda; problemas para encaixar ferramentas motorizadas.

 

Parafuso Philips - História

 

Principais tipos de parafusos philips

 

Os principais tipos de parafusos que carregam a fenda philips e, comumente são chamados de parafuso philips são: parafusos chipboard, auto brocantes, auto atarraxantes, máquina e plastic.

 

Parafuso Philips - Tipos

 

Phillips ou Philips?

 

Hoje, tanto no descritivo de diversos fornecedores quanto varejistas de fixadores e ferramentas, é comum encontrarmos o termo “philips” (com apenas uma letra “L”).

 

Isso se deve em parte, da confusão causada pela grande popularidade da empresa Philips Eletrônicos, multinacional  co-fundada por Gerard Philips, responsável pelo desenvolvimento de diversos tipos de produtos, desde pilhas a barbeadores elétricos.

 

O correto seria utilizar o termpo “phillips” (com duas letras “L”) uma vez que a patente se refere ao nome de seu criador (Henry F. Phillips).

 

Fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_screw_drives
https://en.wikipedia.org/wiki/Henry_F._Phillips
http://www.grupoorguel.com.br/blog/historia-da-chave-philips/

Galeria de fotos
Comentários icone comentários 0 Comentários
Deixe seu comentário!
Leia Mais Matérias
Parafuso: Onde surgiu? | Blog

Parafuso: Onde surgiu?

Existem algumas teorias a respeito do surgimento do parafuso e quem seria seu inventor. Uma delas indica que o grego Arquitas de Tarento o teria...

Ver Mais
SOLICITE SEU ORÇAMENTO