• CONTENT

Parafuso ou prego?

24/02/2021 14:02
 parafuso-ou-pregoficou-na-duvida-em-utilizar-parafuso-ou-prego-em-determinada-aplicacao-nao-tem-problema-iremos-dar-umas-boas-dicas-para-voce-se-decidir | Blog

Ficou na dúvida em utilizar parafuso ou prego em determinada aplicação? Não tem problema. Iremos dar umas boas dicas para você se decidir.

 

Pode parecer uma escolha simples, mas nem sempre é. Dependendo do projeto ou aplicação, surge uma dúvida entre os profissionais: é melhor utilizar parafuso ou prego? Cada fixador possui suas vantagens e desvantagens.

 

Por isso, resolvemos separar algumas dicas para ajudar você a se decidir.

 

A principal diferença

 

A diferença entre parafusos e pregos é nítida: rosca. Os parafusos possuem roscas de diferentes tipos, enquanto pregos - em sua maioria - possuem corpo liso. Porém, existem sim pregos com rosca.

 

A rosca presente nos parafusos oferece mais flexibilidade para a aplicação, ou seja, permite a inserção e remoção do parafuso.

 

Qual é a aplicação?

 

Na hora de avaliar o uso de parafuso ou prego, é preciso pensar na aplicação. Se o projeto necessita de uma fixação rápida e permanente, como uma peça de madeira, um móvel, etc, é possível que o prego seja a opção mais indicada.

 

Porém, se é visto que determinado produto ou peça poderá ser desmontado no futuro, então o parafuso leva vantagem. Além disso, dependendo do material e da dureza do parafuso, este pode aguentar grandes cargas.

 

O prego por sua vez pode proporcionar um benefício estético, uma vez que se bem aplicado, pouco aparece na peça.



 

Parafuso

Prego

Precisará remover?

x

 

Rápido de inserir

 

x

Mais resistência (carga)

x

 

 

Vale a pena ponderar

 

É sempre importante avaliar o custo-benefício do projeto. Nem sempre há a necessidade de utilizar um fixador extremamente robusto se o objetivo é algo mais simples. Principalmente em projetos profissionais, cada elemento utilizado na fabricação tem seu custo e esse custo precisa ser considerado.

 

Fixadores são considerados itens de curva C, ou seja, itens de baixo custo de compra mas que demandam tempo, além de custos com logística e armazenagem - muitas vezes não contabilizados no processo.

 

Na dúvida, fale com a CRV

 

Se você está em dúvida em utilizar parafuso ou prego ou outro tipo de fixador em seu negócio, não há por que se preocupar. Entre em contato com nossa equipe de especialistas.

 

São mais de 20 anos de experiência em fornecimento de parafusos, porcas, arruelas, pregos e muitos outros fixadores para o mercado industrial.

Galeria de fotos
Comentários icone comentários 0 Comentários
Deixe seu comentário!
Leia Mais Matérias
Parafuso: Onde surgiu? | Blog

Parafuso: Onde surgiu?

Existem algumas teorias a respeito do surgimento do parafuso e quem seria seu inventor. Uma delas indica que o grego Arquitas de Tarento o teria...

Ver Mais
SOLICITE SEU ORÇAMENTO