• CONTENT

Parafuso Francês: principais características e aplicações

01/08/2017 14:36
 parafuso-frances-principais-caracteristicas-e-aplicacoes | Blog

Das carruagens até as vigas

 

Parafuso Francês é um fixador muito utilizado na fixação de metais em madeira. Diferente de outros modelos de parafusos, possui uma cabeça em formato de cogumelo, acompanhada de uma seção quadrada logo abaixo. Esta seção permite o travamento do parafuso quando colocado em furos quadrados ou redondos em madeiras.

 

O Parafuso Francês pode ter sua rosca parcial, com parte do seu corpo é formado por uma haste lisa, ou rosca inteira. Há modelos com e sem porca sextavada. É encontrado tanto com rosca métrica quanto em polegada. É um elemento de fixação bastante versátil e utilizado por indústrias, cooperativas agrícolas, construção civil e outros setores.

 

Aplicação

 

Foi desenvolvido para fixar placas metálicas de reforço em vigas de madeira. Também pode ser utilizado em madeira nua. Na língua inglesa é conhecido como ”carriage bolt” (parafuso de carruagem/carroça/transporte).

 

Muito utilizado em pallets de madeira, bancos de praça, carrocerias de caminhões, suportes diversos, construções navais, embalagens diversas, ferragens agrícolas, arados mecânicos e de tração animal, entre outros.

 

Fabricação

 

O Parafuso Francês é fabricado sob duas normas principais: ASME B.18.5 e DIN 603. Seus principais materiais de fabricação são o Aço Carbono Grau 2 / 5.8Aço Carbono Grau 5 / 8.8 e Inox 304.

Galeria de fotos
Comentários icone comentários 1 Comentários
    • FLAVIO DINIZ SANTOS 30 JUL 2019 Como se retira esses parafusos, quero desmontar um portão de madeira e os parafusos são franceses. Não sei como retirar.
Deixe seu comentário!
Leia Mais Matérias
Parafuso: Onde surgiu? | Blog

Parafuso: Onde surgiu?

Existem algumas teorias a respeito do surgimento do parafuso e quem seria seu inventor. Uma delas indica que o grego Arquitas de Tarento o teria...

Ver Mais
SOLICITE SEU ORÇAMENTO