• CONTENT

Fixadores revestidos ou de inox?

16/01/2018 10:33
 fixadores-revestidos-ou-de-inox | Blog

Quando optar pela utilização de fixadores revestidos e fabricados em aço inox?

 

É comum indústrias utilizarem determinado tipo de fixador em detrimento de outro, achando que aquele é o mais indicado para o seu projeto. Porém, é possível que tal escolha seja a causa de altos custos de manutenção.

 

Dependendo da aplicação, é possível utilizar fixadores com revestimentos menos resistentes, ou mesmo sem revestimento. Em outros casos, pensando em tempo e segurança, é mais interessante usar fixadores de aço inox.

 

Por isso, preparamos umas dicas para que você possa avaliar a necessidade de revestimentos ou materiais dos fixadores que utiliza.

 

Ambiente

 

Se você trabalha com maquinários, estruturas, ferramentas, que são utilizadas sob grande interferência climática, então considere a utilização de fixadores inox. O aço inox é capaz de resistir a corrosão de forma exemplar. Por isso, é utilizado em indústrias navais, utensílios de cozinhas, ferramentas hospitalares, e muitas outras aplicações.

 

Agora, se as máquinas operam em ambientes internos e dificilmente entram em contato com água e umidade, você pode optar por fixadores com revestimentos como zinco ou apenas polidos e oleados, principalmente em peças internas, como engrenagens e motores. Neste caso, o elemento de fixação sofrerá pouca interferência climática, reduzindo as chances de sofrer corrosão.

 

Vida-útil

 

Projetos que necessitam de manutenção constante, reposição de fixadores, podem se beneficiar de revestimentos como zincagem, galvanização, etc. Isso porque, além de aumentar a resistência do material, prolongam a vida-útil o suficiente para o próximo período de revisão e troca.

 

Fixadores inox são indicados para períodos de tempo mais longos, onde há necessidade de resistência acima de tudo. Construções beira-mar, embarcações, tubulações diversas, necessitam de maior cuidado, uma vez que a corrosão pode comprometer a junção de partes e se espalhar por outras áreas do material.

 

Qual é o mais indicado?

 

Parece clichê mas… depende. Quando as empresas pensam em fixadores e seus materiais, também pensam em custo-benefício. Entretanto, o custo-benefício é relativo. Não importa se os fixadores são zincados, bicromatizados, galvanizados ou de aço inox. Se não forem utilizados de forma correta no projeto poderão custar muito mais do que se imagina.

 

Por isso, é preciso pensar sempre na relação ambiente x vida-útil. Analisar a aplicação juntamente com as variáveis climáticas e temporais podem fazer grande diferença nos custos de produção.

Galeria de fotos
Comentários icone comentários 0 Comentários
Deixe seu comentário!
Leia Mais Matérias
Parafuso: Onde surgiu? | Blog

Parafuso: Onde surgiu?

Existem algumas teorias a respeito do surgimento do parafuso e quem seria seu inventor. Uma delas indica que o grego Arquitas de Tarento o teria...

Ver Mais
SOLICITE SEU ORÇAMENTO