• CONTENT

Conheça o Parafuso Prisioneiro

29/05/2018 12:05
 conheca-o-parafuso-prisioneiro | Blog

Conheça o parafuso prisioneiro, fixador muito utilizado em flanges, rolamentos e outras peças. Veja como é seu formato e suas principais características.

 

parafuso prisioneiro, também conhecido apenas como prisioneiro, é um tipo de fixador que de anatomia diferente: além de não possuir cabeça seu corpo é segmentado, composto por roscas em ambas as extremidades e parte de sua haste lisa.

 

Muito utilizado em projetos que necessitam montar e desmontar constantemente.

 

Características

 

É possível encontrar diversas variações para o parafuso prisioneiro. Tudo depende da sua aplicação.

 

Existem prisioneiros com roscas de comprimentos diferentes em cada extremidade (um lado maior e outro menor); com pequenas roscas em ambos os lados e uma grande haste lisa no meio; com roscas de comprimentos iguais e uma pequena haste lisa.

 

Um detalhe importante: as roscas podem ter passos diferentes e até mesmo sentidos opostos (um lado com sentido horário e outro anti-horário). Tudo para que possa se adequar corretamente ao projeto.

 

Parafuso Prisioneiro - Tipos

 

Aplicação

 

São utilizados em flangesrolamentos e outras peças internas, onde é necessária a torção de ambas as extremidades. A haste lisa permite o movimento da peça.

 

O chamado “estojo prisioneiro” nada mais é do que o prisioneiro acompanhado de porcas (e dependendo do caso, arruelas) para sua aplicação e travamento.

 

Parafuso Prisioneiro - Aplicações

 

Fabricação e Normas

 

As principais normas de fabricação do parafuso prisioneiro são a DIN 939 e a ASTM A193 B7.

Galeria de fotos
Comentários icone comentários 0 Comentários
Deixe seu comentário!
Leia Mais Matérias
Parafuso: Onde surgiu? | Blog

Parafuso: Onde surgiu?

Existem algumas teorias a respeito do surgimento do parafuso e quem seria seu inventor. Uma delas indica que o grego Arquitas de Tarento o teria...

Ver Mais
SOLICITE SEU ORÇAMENTO