• CONTENT

Como a Porca Rebite funciona?

09/04/2019 10:30
 como-a-porca-rebite-funciona | Blog

A porca rebite é um tipo de fixador bastante utilizado pela indústria, devido a sua capacidade de fornecer a inserção de rosca em locais de difícil acesso.

 

A porca rebite é um tipo de rebite tubular, com rosca interna, que pode ser instalado inteiramente em apenas um lado da peça. Como seu próprio nome diz, é um tipo de rebite que atua como uma porca, auxiliando na fixação de parafusos em locais de difícil acesso e superfícies finas.

 

Uma das grandes vantagens da porca rebite é sua capacidade de fornecer uma rosca interna resistente, sem a necessidade de solda. Além de prática, a porca rebite contribui para a otimização de processos industriais, bem como a redução de custos.

 

Quem inventou a porca rebite?

 

A porca rebite foi inventada em meados de 1930 pela empresa BF Goodrich, posteriormente vendida pela patente RIVNUT®. Um dos seus primeiros usos, foi na fabricação de componentes de aviões.

 

Como funciona a porca rebite?

 

A porca rebite pode ser aplicada com uma rebitadeira pneumática ou manual. Em ambos os casos, é necessário a realização do furo na superfície de aplicação.

 

Depois de aplicada no furo, o que ambas as ferramentas fazem é inserir o mandril através do corpo da porca e com aplicação de força, puxando parte de seu corpo em sentido contrário. Parte do corpo da porca rebite é comprimida, realizando seu total travamento na peça.

 

 

Principais aplicações

 

A porca rebite é ideal para projetos que necessitem de rosca em chapas finas, sem necessitar acessar acessar os dois lados do material. Por isso, são bastante utilizadas na fixação em tubos, peças em caixas e extrusões. Os fixadores que irão compor o conjunto podem ser aplicados em metais, plástico e até cerâmicas.

 

Galeria de fotos
Comentários icone comentários 0 Comentários
Deixe seu comentário!
Leia Mais Matérias
Parafuso: Onde surgiu? | Blog

Parafuso: Onde surgiu?

Existem algumas teorias a respeito do surgimento do parafuso e quem seria seu inventor. Uma delas indica que o grego Arquitas de Tarento o teria...

Ver Mais
SOLICITE SEU ORÇAMENTO