• CONTENT

5 fatos sobre aço inox que você talvez não saiba

10/07/2018 10:44
 5-fatos-sobre-aco-inox-que-voce-talvez-nao-saiba | Blog

O aço inoxidável, popularmente chamado de aço inox, é um metal muito utilizado pela indústria e construção civil.

 

Muito utilizado por sua grande resistência contra a corrosão, o aço inoxidável é um tipo de metal bastante requisitado em diversos setores da indústria. Porém, você sabia que este tipo de metal pode sofrer corrosão?

 

Antes de você comprar seus fixadores inox, confira esses cinco fatos a respeito do aço inox. Assim você evita contratempos desnecessários.

 

1. Aço Inox é um metal macio

 

Considerado um metal macio, o aço inox não é indicado para aplicações que necessitem suportar grandes cargas. Existem algumas graduações que são mais resistentes, porém, afetam diretamente a capacidade de resistir à corrosão.

 

Um exemplo disso é o aço inox 410.

 

2. Aço Inox pode sofrer corrosão

 

Mesmo sendo uma das melhores opções de metal contra a corrosão, o aço inox pode sofrer este processo natural. Existem diferentes graduações de aço inox, como 304, 305 e 316 – cada qual com sua capacidade de resistir contra a corrosão.

 

Para distâncias até 20 milhas (32,2 km) da água salgada, é melhor utilizar o aço inox 316.

 

3. Aço Inox é magnético

 

Mesmo que não pareça, o aço inox é um metal magnético. Devido à sua composição e tipos de graduações, é possível que imãs tenham dificuldade em detectar sua capacidade magnética.

 

Caso seja necessário utilizar um material não magnético, o aço inox não é a opção recomendada.

 

4. Aço Inox possui uma camada auto reparadora

 

O aço inox possui um revestimento de óxido que o protege de fatores externos. Esse revestimento invisível é o que faz este metal ser tão resistente contra a corrosão.

 

Enquanto o metal estiver em um ambiente rico em oxigênio, mesmo se danificado, o metal sofrerá uma “cura” e continuará protegido.

 

5. Aço Inox reage negativamente com Alumínio

 

Quando estes dois metais estão conectados e recebem um eletrólito, com a água salgada por exemplo, ocorre uma transferência de elétrons, entre o carregado positivamente (ânodo) e o carregado negativamente (cátodo).

 

Essa troca de elétrons compromete a integridade de ambos os materiais, resultando no que chamamos de corrosão galvânica.

 

Fonte:https://bit.ly/2mbFPkp

Galeria de fotos
Comentários icone comentários 0 Comentários
Deixe seu comentário!
Leia Mais Matérias
Parafuso: Onde surgiu? | Blog

Parafuso: Onde surgiu?

Existem algumas teorias a respeito do surgimento do parafuso e quem seria seu inventor. Uma delas indica que o grego Arquitas de Tarento o teria...

Ver Mais
SOLICITE SEU ORÇAMENTO