• CONTENT

10 dicas úteis para quem trabalha com fixadores

26/06/2018 11:08
 10-dicas-uteis-para-quem-trabalha-com-fixadores | Blog

Separamos 10 dicas muito úteis para você que utiliza parafusos, porcas e arruelas no seu dia a dia.

 

O universo dos parafusos, porcas, arruelas e outros fixadores é tão grande que fica difícil registrar todo o conhecimento presente nele. Muitos profissionais se especializaram em fixação por conta própria.

 

Entretanto, mesmo com tanto conhecimento disponível por aí, selecionamos 10 dicas muito úteis para você trabalhar com parafusos e acessórios.

 

1. Não use fixadores de aço inox 18-8 dentro ou próximo a água salgada

 

Ambientes salobros são um dos grandes causadores de corrosão em metais, principalmente fixadores. Para tais ambientes, o uso do aço inox é essencial – porém, é preciso se atentar quanto ao grau de resistência do aço inox.

 

O aço inox 316 é indicado para ambientes salobros, em um raio de até 20 milhas (32,2 km) de raio de proximidade da água salgada. Aços inox de graduação menor são mais suscetíveis a corrosão (mesmo sendo mais resistentes que outros tipos de aços e revestimentos).

 

2. Sempre combine fixadores galvanizados com outros fixadores galvanizados

 

O processo de galvanização adiciona uma camada de proteção de zinco nos fixadores. Tal camada aumenta a espessura dos fios de rosca, fazendo com que não se encaixem corretamente em outros fixadores que não tenham recebido o mesmo tratamento.

 

Também é recomendável utilizar fixadores de mesmo material e grau de resistência, para garantir bons resultados.

 

3. Use lubrificantes em fixadores de aço inox

 

A composição do aço inoxidável faz com que este tipo de metal tenha menos propensão a oxidar. Porém, essa mesma composição faz com que ocorra fricção entre parafusos e porcas inox durante a aplicação. Essa fricção pode unir e travar as peças, processo conhecido como “soldagem por fricção”.

 

Para evitar a fricção, é indicado utilizar lubrificante nos fixadores inox antes da aplicação.

 

4. Sempre use a medida certa da chave de fenda

 

A fenda Phillips parece ser igual em todos os parafusos, mas é só impressão. Existem medidas diferentes de fenda Phillips, dependendo do tipo de parafuso, cabeça, etc.

 

Utilizar a chave de tamanho compatível com a fenda evita danos e impede que o parafuso fique espanado.

 

5. Nunca aço inox com alumínio

 

São casos específicos em que o alumínio pode ser utilizado com aço inoxidável. Quando utilizados de forma imprópria, pode ocorrer a transferência de elétrons, comprometendo a integridade dos materiais. Este processo é conhecido como corrosão galvânica.

 

6. Sempre perfure madeira de lei antes de aplicar os parafusos

 

Mesmo que se esteja trabalhando com algum tipo macio de madeira, é indicado criar o furo antes de aplicar o parafuso. Principalmente se a madeira for de lei. Este tipo de madeira costuma quebrar durante a aplicação do parafuso, arruinando o acabamento da peça e fragilizando a área.

 

7. Aço inox é um metal macio

 

Tecnicamente, o aço inoxidável é considerado um metal macio. Pode ser tratado termicamente para modificar suas propriedades e se tornar um metal duro.

 

8. Não misture fixadores de rosca fina com outros de rosca grossa

 

Misturar tipos de roscas diferentes compromete a aplicação dos fixadores, causando travamentos ou até quebras.

 

9. Não super aperte os parafusos

 

Todo parafuso possui sua recomendação de torque máximo. Apertos excessivos podem danificar as roscas e comprometer o fixador.

 

10. Use equipamentos de proteção individual (EPI)

 

Por mais frágeis que pareçam, fixadores e acessórios podem causar acidentes. Por isso, utilize sempre equipamentos de proteção individual.

 

Fonte: https://bit.ly/2lzT6mg

Galeria de fotos
Comentários icone comentários 0 Comentários
Deixe seu comentário!
Leia Mais Matérias
Parafuso: Onde surgiu? | Blog

Parafuso: Onde surgiu?

Existem algumas teorias a respeito do surgimento do parafuso e quem seria seu inventor. Uma delas indica que o grego Arquitas de Tarento o teria...

Ver Mais
SOLICITE SEU ORÇAMENTO